SALA DE RECURSOS
DEFINIÇÃO: “A Sala de Recursos é uma alternativa de atendimento a educando portadores de Necessidades Educativas Especiais (NEE) que freqüentam a classe regular e recebem atendimento complementar em local especial, com professor especializado, material e recursos pedagógicos adequados.” (MEC/SEESPE, 1994) OBJETIVOS GERAIS: · Inovar o processo educacional pelo alargamento de oportunidades integrativas a serem oferecidas ao educando portador de necessidades especiais, no ensino regular; · Acompanhar e promover a melhoria do processo ensino/aprendizagem do educando com NEE integrado nas séries comuns da rede regular de ensino, estimulando-o na conquista de sua autonomia. ESPECÍFICOS:· Propiciar situações de aprendizagem que busquem sanar ou minimizar as dificuldades do educando com NEE, na consecução dos objetivos da classe comum;· Atender as necessidades específicas do educando portador de NEE, atuando em nível de pequenos grupos ou por meio de planos educacionais individualizados;· Integrar professores, pais e demais alunos da Escola no processo educacional do educando com NEE.ALUNADO:Para efeito de atendimento educacional na Sala de Recursos, serão considerados educando com Necessidades Educativas Especiais: “os educando com desempenho intelectual significativamente abaixo da média que se origina durante o período de desenvolvimento e se caracteriza pela inadequação no comportamento adaptativo (aprendizagem e socialização), necessitando de métodos e recursos didáticos especiais para sua educação”.
ENCAMINHAMENTO: Decorre de parecer pedagógico realizado pelo professor da classe comum, professor especializado, com acompanhamento do supervisor escolar, orientador educacional e, quando necessário, por equipe interdisciplinar. ATENDIMENTO:Deverá ser individualizado ou em pequenos grupos de, no máximo, quatro (4) educando, dependendo do nível de desempenho, necessidades e relacionamento dos mesmos.O cronograma de atendimento variará de acordo com as necessidades e condições de cada aluno.Considera-se Sala de Recursos uma forma alternativa de atendimento ao aluno portador de Necessidades Educativas Especiais para que ele possa engajar-se no processo de ensino comum. O cronograma de atendimento variará de acordo com as condições e necessidades de cada educando. O educando freqüentará a Sala de Recursos durante o tempo que for necessário, devendo ser seguido programa elaborado de acordo com suas necessidades com avaliações periódicas, acompanhadas pelo supervisor escolar e orientador educacional. Os conteúdos desenvolvidos serão de acordo com o ano e as necessidades específicas do educando com NEE , procurando propiciar situações de aprendizagem que busquem sanar ou minimizar as dificuldades do educando com NEE, na consecução dos objetivos da classe comum, desenvolvendo habilidades como:Vocabulário, linguagem, pensamento, fluência verbal; Percepção visual;Atenção, memória, concentração;Raciocínio lógico;Criatividade, curiosidade, exploração;Reconhecimento de cores e tamanhos;Alfabetização;Reconhecimento de letras, sílabas...Ortografia;Interpretação de textos;Compreensão da leitura;Percepção auditiva;Coordenação motora motricidade;Quantidades;Sistema de numeração e raciocínio lógico matemático;Operações (adição, subtração, multiplicação, divisão);Conjuntos;Sociabilidade, regras e limites;Organização espacial;Classificação, ordenação;Associação de quantidades;Associação de idéias;Percepção de espaço;Coordenação viso-motor;Coordenação figura - fundo;Percepção de figura - fundo, semelhanças e diferenças;Relação número/quantidade;Percepção corporal;Auto-conhecimento e relacionamento social;Leitura e escrita.
Essas habilidades serão desenvolvidas através de jogos pedagógicos e/ou outros recursos disponíveis, com a intenção específica de provocar uma aprendizagem significativa, estimulando a construção de um novo conhecimento e, principalmente, ajudando o aluno nos fenômenos sociais e culturais.
Coordenação de Educação Especial
setembro 11, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário